O que é WordPress e quais são suas vantagens
WordPress é o CMS mais usado no mundo. Entenda por que essa é a melhor é a opção para criar seu blog ou site.
O que é o WordPress?
O WordPress é uma plataforma com um sistema de gerenciamento de conteúdo para a web.
Em outras palavras, trata-se de um CMS usado para administrar sites, blogs, e-commerces, portais de notícia, áreas de membros e outros tipos de página.
Mas o que faz esse tal de CMS?
CMS significa Content Management System — em português, sistema de gerenciamento de conteúdo.
Um CMS visa facilitar a criação e a edição de conteúdos em um site sem a necessidade de usar uma linguagem de programação.
A ideia é fazer com que um produtor de conteúdo sem conhecimento em códigos possa, de forma simples e intuitiva, criar textos, inserir imagens e vídeos, elaborar formulários, mexer no layout do site, entre outras funções.
A proposta do WordPress é justamente democratizar o desenvolvimento de sites e blogs profissionais para quem tem uma empresa, projeto, portfólio ou qualquer outra ideia.
Além de ser um sucesso entre os pequenos e médios produtores de conteúdo, o WordPress também é usado por grandes marcas, como o blog do console PlayStation, o site da BBC America e o da Forbes.
Como ele funciona?
O WordPress possui duas versões disponíveis aos usuários: a plataforma WordPress.com e o WordPress.org.
A primeira é um serviço que oferece hospedagem gratuita de blogs e sites com o uso do software do WordPress.
A segunda é um site em que você pode baixar gratuitamente o código fonte da plataforma e instala em um outro servidor e domínio.
Não vamos entrar nas diferenças de ambos agora, pois falaremos sobre isso mais à frente. Por ora, é importante esclarecer a existência dessas duas formas de utilização do WordPress.
No mais, elas compartilham um sistema muito parecido. A ferramenta apresenta um dashboard de gerenciamento do site com diversas categorias no menu e suas respectivas funcionalidades.
Entre essas funções, podemos destacar:
- Adicionar, programar e editar posts para o site ou blog como se estivesse escrevendo no Word, por exemplo;
- Inserir e editar arquivos de mídia, como imagens, vídeos e áudios;
- Criar novas páginas, menus, categorias e tags para o site;
- Moderar os comentários dos visitantes;
- Acompanhar dados básicos de acesso;
- Editar a aparência do site (mexer com o layout);
- Gerenciar os níveis de permissão para os administradores da página;
- Criar, adicionar, editar e excluir plugins e extensões;
- Exportar e importar dados do site ou blog.
Quais são suas vantagens?
Se você ainda não entendeu o porquê do WordPress ser o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo, selecionamos 7 benefícios que poderão fazê-lo mudar de ideia.
Uso intuitivo: você não precisa dominar códigos de programação!
Se você quer ter um site hospedado ou gerenciado no WordPress, você dificilmente terá que se preocupar com códigos ou linguagem de programação.
O uso do sistema é bastante simples. Por exemplo, na hora de editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo por meio de botões que o editor da plataforma indica.
Você não precisa usar códigos HTML para isso. Grande parte de suas funcionalidades está acessível a poucos cliques e nenhuma linha escrita de código.
Instalação fácil
Você não perde tempo para começar a usar o WordPress.
A propósito, esse é um dos detalhes mais enaltecidos no site da plataforma. Sua famosa instalação entre 5 e 10 minutos é um dos diferenciais em relação aos concorrentes.
O WordPress preza pela facilidade e rapidez não só na instalação, mas também em suas atualizações. A empresa afirma que elas costumam durar até menos tempo.
Alta oferta de plugins e extensões
O objetivo dos plugins é ampliar e melhorar a experiência tanto para administradores de sites quanto para os visitantes.
Existem extensões que, por exemplo, criam galerias de fotos, aumentam a segurança do site e melhoram a velocidade de carregamento das páginas.
Mas o mais legal mesmo é a alta oferta de plugins. Atualmente, são pouco mais de 50.000 disponíveis para instalação, e os principais são gratuitos!
Troca de templates sem alterar o conteúdo
Outro ponto que conta a favor do WordPress é a simplicidade para mudar o visual de um site sem que isso prejudique os conteúdos publicados.
Por exemplo: vamos supor que você está insatisfeito com o template (modelo pronto de layout) atual do seu blog.
Mesmo que você já tenha dezenas de blog posts postados no site, a mudança pode ser feita sem que nada seja perdido.
O que muda é apenas a forma como esses conteúdos passam a ser apresentados visualmente para o público.
Utilização em dispositivos móveis
Pensando na facilidade para seus usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma via dispositivos móveis.
Dessa maneira, se você tem um smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress para gerenciar seu site na palma da mão.
O legal é que os dois aplicativos funcionam tanto para os sites baseados no WordPress.com quanto no WordPress.org.
Sistema de código aberto
Essa também vai para a primeira prateleira das vantagens do WordPress.
O fato de o código fonte do sistema ser aberto permite que qualquer pessoa possa editar, aprimorar e personalizar suas versões, temas e plugins.
Quer um benefício claro do WordPress ser um software open source?
A tradução da plataforma para o português brasileiro foi uma conquista notória da comunidade de desenvolvedores do WordPress no Brasil.
Além do mais, grande parte dos recursos que o WordPress possui veio de iniciativas dos usuários da ferramenta.
Claro que, para modificar o código do WordPress e personalizar seu site, você precisará ter um bom conhecimento em programação ou um profissional de desenvolvimento ao seu lado.
Atualizações constantes
A quantidade de atualizações do WordPress é uma consequência dessa participação ativa da comunidade de desenvolvedores voluntários da plataforma.
Desde a versão 0.70 até a 4.8 (lançada em junho de 2017), foram pouco mais de 30 atualizações que melhoraram a usabilidade do sistema e o tornaram mais seguro.
Detalhe importante: as atualizações do WordPress podem ser feitas automaticamente em seu sistema. Apesar de ser mais simples, recomendamos que você atualize manualmente (explicaremos o motivo quando falarmos sobre as dicas e hacks para a plataforma).