Como o algoritmo do Instagram funciona?
Engajamento gera engajamento
O novo algoritmo Instagram favorece publicações com alto envolvimento, então, quando um post recebe uma tonelada de likes e comentários, isso indica ao algoritmo que é um conteúdo de alta qualidade e que outros usuários podem querer ver. Então, a publicação será exibida nos feeds dos usuários e poderá até ser exibida na seção “explorar”.
Utilize CTAs para gerar engajamento
Claro, você não precisa incluir um CTA em cada legenda do Instagram. Mas escrever boas legendas, com chamadas para ação efetivas (CTAs), é uma das melhores maneiras de inspirar seus seguidores a comentar seus posts, o que ajudará a aumentar ainda mais o envolvimento no seu perfil! Por exemplo, você pode pedir aos seus seguidores que cliquem no link da sua bio, comprando um produto, respondendo a uma pergunta, marcando um amigo, etc.
Diferentes tipo de engajamento
Likes, comentários, compartilhamentos. Cada um destes é importante, mas eles não são igualmente importantes.
O atual algoritmo do Instagram classifica comentários e compartilhamentos como uma ação de mais “peso”.
É difícil quantificar isso, mas, do ponto de vista empresarial, faz todo o sentido. Curtir uma publicação requer pouco esforço, enquanto comentar e compartilhar publicações exige mais esforço. Para deixar um comentário, você deve tocar o botão de comentário, decidir o que dizer e clicar em “Publicar”. O mesmo vale para o compartilhamento.
Dessa forma, o Instagram entende que um comentário e um compartilhamento vale mais do que um “like” por exemplo.Você já deve ter percebido, mas, mesmo que pareça algo aleatório, é possível “driblar” o algoritmo do Instagram e gerar mais envolvimento em seu perfil com algumas estratégias simples.
No fim do dia, quanto mais você sabe sobre Instagram, maiores são suas chances de sucesso.
🙂