Por que devo investir em Redes Sociais?
Mesmo depois de muitos anos trabalhando com Marketing Digital, Negócios Online e Mídias Sociais, eu ainda vejo profissionais e empresários com dúvidas se realmente vale a pena investir nas Mídias Sociais.
Quando comecei lá em 2008 era muito difícil convencer o empresário. Eu precisava fazer um esforço muito grande para mostrar para ele à importância do trabalho.
Que bom que o cenário mudou, mas ainda assim eu encontro empresários perdidos, confusos e com algumas dúvidas sobre o impacto das Mídias Sociais não apenas para vender, mas também para criar branding, posicionamento, autoridade e relacionamento.
Eu sempre falo com meus clientes alunos o seguinte: Vender é apenas uma consequência do excelente trabalho que você irá executar.
Separei alguns motivos e quero compartilhar com você.
- Você mesmo que é dono de um negócio ou presta um serviço pode começar a dar os primeiros passos.
- Além do Google, as pessoas também usam as Mídias Sociais para procurar pelo seu serviço/produto.
- Oportunidade única de criar conexão com o seu público-alvo através das suas publicações. Isso aproxima a sua marca e abre um canal de interação com possibilidades reais de vender o seu produto ou serviço.
- Para criar os anúncios no Facebook e Instagram, por exemplo, você pode começar com 5,00 por dia e ir aumentando conforme você cria coragem.
- Brasil é o país que mais usa as Mídias Sociais na América Latina. De acordo com uma matéria da revista Exame, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.
- Com o Marketing de Conteúdo nas Mídias Sociais você cria autoridade e, consequentemente, atrai pessoas interessadas para o seu produto.
- Você irá divulgar o seu negócio sem precisar pagar um centavo. Twitter, Pinterest, LinkedIn, Instagram, YouTube, Facebook, Slideshare, WhatsApp, Messenger e muitas outras Mídias Sociais não cobram para você criar uma conta.
- Canal direto com o seu cliente. Você pode criar um SAC direto com o seu cliente pelo direct do Instagram ou pelo próprio Messenger da sua fanpage. Ou seja, você não vai precisar nem ter um telefone fixo.
- Tudo bem que o WhatsApp não é uma Mídia Social, mas se incluirmos o mesmo aqui é uma ótima plataforma de vendas e pós-vendas.
- 150 milhões de brasileiros é o número de usuários ativos no Facebook mensalmente. Com os investimentos de Mark Zuckerberg na rede social, certeza que esse número ainda irá crescer.
- Não precisa ser um expert para COMEÇAR. Aqui mesmo no blog e em meus canais de relacionamento você encontra muitas dicas.
- Vários formatos disponíveis: Fotos, vídeos, lives, stories, enquetes, listas e links são apenas alguns exemplos do que você pode explorar.
- A resposta é IMEDIATA. Diferente de qualquer outro tipo de mídia, nas Mídias Sociais a resposta é muito rápida. Se o seu fã/seguidor gostar, ele irá comentar e interagir com você.
- Funciona para qualquer tipo de negócio: Lojas físicas, lojas virtuais, para quem vende serviço ou produto, para você que tem uma loja de calçados ou para você que é o presidente de uma mega indústria.
Eu acabei de compartilhar 14 bons motivos para você investir nas Mídias Sociais. Acha que tem mais algum? Se sim, coloque aí nos comentários.
Fonte: O Melhor do Marketing