Como uma boa gestão das redes sociais pode alavancar sua imobiliária
Dicas para quem deseja superar a concorrência e impactar em seu público-alvo em cheio!
Trabalhar no setor de imóveis é uma atividade desafiante. Afinal, com o crescente boom imobiliário que o Brasil vem assistindo, corretores e imobiliárias enfrentam mais concorrência do que nunca.
Em algumas cidades brasileiras em que o mercado está em franca expansão, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte, por exemplo, é quase impossível passar pelos principais bairros dessas capitais sem ver um anúncio imobiliário sequer.
Então, como é possível fazer uma boa campanha de marketing e conseguir alavancar clientes para o seu negócio? Com algumas dicas que trazemos neste post, desejamos ajuda-lo a sanar estas dúvidas, por meio de explicações bastante úteis a respeito de estratégias de posicionamento na internet que já vem sendo adotadas por muitos profissionais.
Afinal, hoje é quase impossível alguém buscar por um imóvel sem pesquisar por ele na internet. Então, se você definitivamente deseja alcançar novos clientes, precisará fazer uma boa gestão de suas redes sociais, website e todo tipo de informação e tecnologia virtual disponível para o setor imobiliário.
Dica# 1 – Tenha uma conta empresarial no Google
O primeiro lugar que você precisa estar para impressionar é o mesmo para o qual seus clientes irão para procurar informações, que provavelmente é o Google. É por isso que o SEO de corretores é tão útil. Quando você faz isso bem, é capaz de gerar leads de forma consistente. Colocar o seu negócio na frente de potenciais clientes on-line agora é essencial para o crescimento de qualquer negócio imobiliário.
Coloque, portanto, no Google Adword as palavras-chaves mais certeiras para que seu público-alvo encontre seus serviços, bairros de atividade, possibilidades de encontrar imóveis diferenciados e ações como lançamentos, promoções. Uma boa gestão de Google pode ser fundamental para trazer clientes. Pense a respeito de um valor mensal para investir nesse sentido. Isto certamente lhe trará grande retorno!
Dica#2 – Invista em relacionamento e empatia online e offline
Seja virtualmente, seja presencialmente, lembre-se que há uma grande diferença na mentalidade de um investidor imobiliário e um comprador iniciante. Tente pensar no modo como o cliente irá busca-lo e como deseja ser atendido.
Para isso, seja cordial a responder e atender seus clientes tanto pela internet, quanto por telefone e pessoalmente. Lembre-se que a compra de uma casa requer vários detalhes, e um comprador iniciante pode começar a pensar em compra-la um ano antes de procurar por casas de fato.
Então, se for bem atendido, certamente fará questão de fechar negócio com você. E se você estiver presente de modo online continuamente, nesse momento oportuno, as chances de consolidar um novo negócio são grandes!
Dica#3 – Faça cadastros em diretórios online e invista em SEO
Para que você possa aparecer bem nos resultados de pesquisa, você deve informar esses mecanismos sobre a existência de sua empresa. Uma maneira fácil de fazer isso é preencher as listagens de diretório. Atualmente, alguns dos principais diretórios internacionais para imobiliárias são o Google My Business, o Bing Places e o Better Business Bureau.
Lembre-se que o Google tem mais de 200 variáveis quando fornece resultados de pesquisa. Um dos mais importantes é obter backlinks, que poderão ajudar a impulsionar suas estratégias de marketing digital. Tente não fazer isso sozinho: procure por empresas que possam criar backlinks para o seu site e otimizar textos e estratégias de prospecção de clientes. Isso lhe economizará tempo e proporcionará resultados mais rapidamente à imobiliárias em Belo Horizonte, por exemplo.
Dica#3 – Esteja presente nas redes sociais e em plataformas de anúncio
À medida que a tecnologia avança, a construção da presença digital do seu negócio imobiliário está se tornando mais importante. Assim, estar presente em plataformas on-line como sites de anúncios de imóveis e mídias sociais são importantes no marketing imobiliário.
Cerca de 62% dos compradores de apartamentos em Belo Horizonte, assim como em todo o Brasil, acabam pesquisando imóveis online pelo menos uma vez por dia. Isso é feito para facilitar a pesquisa em casa e ajudá-los a tomar as decisões de compra. Prova disso são os dados de pesquisas no Google relacionadas ao setor imobiliário: cresceram 353% entre 2009 e 2019.
Tal crescimento se deve ao fato de que a maioria dos compradores no mundo digital de hoje espera entrar em contato com um corretor de imóveis em apenas um clique. Assim, sua empresa precisa estar presente on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana, em várias plataformas de anúncios de imóveis, para não perder nenhum cliente ou lead.
A presença on-line da sua empresa conquista a confiança clientes, pois garante que eles sempre encontrarão facilmente sua empresa. Para ter sucesso no marketing imobiliário digital, você deve abraçar a nova onda de táticas de marketing no setor. Isso ajuda você a competir favoravelmente com outras empresas do ramo.
Esteja, portanto, presente em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e Linkedin, acompanhando suas tendências e buscando a excelência na prestação de serviços virtuais, além de buscar ganhar bom engajamento e seguidores continuamente.
Dica#4 – Invista em imagens e vídeos de qualidade
Fazer a gestão de redes sociais requer sabedoria e domínio de itens básicos, que podem fazer toda a diferença. Uma delas é ter uma boa apresentação. Usar cores adequadas, lançar campanhas que possam ter boa aceitação do seu público e trabalhar com possibilidades contínuas de prospecção de clientes.
Nesse sentido, oferecer boas imagens e vídeos dos imóveis anunciados oferecem à sua empresa uma oportunidade de ouro para se destacar dos concorrentes e impressionar seus clientes. Afinal, os vídeos imobiliários ajudam você a responder a muitas perguntas da maioria dos compradores quanto a características gerais de um imóvel.
Além disso, os vídeos imobiliários ajudam a consolidar a presença on-line da sua empresa e isso a expõe a uma variedade de compradores de imóveis, mesmo fora da sua região, uma vez que a internet é um mercado global e conecta seus negócios ao resto do mundo.
De maneira geral, esses recursos ajudam a orientar os compradores de casas, tanto quanto à aparência interna quanto externa delas, podendo verificar se são de seu agrado sem visitar fisicamente o local. Portanto, invista em fotos vídeos feitos por drones e também faça tours virtuais em vídeo.
Agora que você já sabe um pouco mais como fazer uma gestão digital de redes sociais.